O que é um Moto-Clube?

01/11/2012 00:00

Falamos na semana passada sobre alguns moto-clubes, que são considerados os 1% dos moto-clubes em geral.

Mas fica uma questão conceitual e uma curiosidade geral a respeito do "O que é um Moto-Clube".

Se formos pesquisar na Internet sobre o assunto, veremos diversos conceitos que se esbarram, mas não definem o que é ser um moto-clube.

Sabemos que a Wikipédia não é referencia de citação, mas ao menos em termos de senco comum nos permite dar um início a uma conversa.

Para a Wikipédia um Moto-clube é:

"Os Moto clubes, também denominados Moto grupo são grupos constituídos e organizados por pessoas que apreciam o motociclismo e motociclista. São clubes organizados com a finalidade de estabelecer relações de camaradagem e amizade, promovendo a socialização entre seus participantes.

Durante todo o ano, os moto clubes organizam passeios e encontros para promover a confraternização, a amizade e o companheirismo entre todos os seus componentes."

Mas esta informação não nós ajuda em nada a entender o porque de se fazer parte de um Moto-Clube.

Para responder esta questão, nós da Revista ANI fomos entrevistar algumas personalidades deste "mundo" (Moto-clube).

Nossa primeira entrevista é com o nosso colega Leonardo do Moto-Clube Sem Destino.

Revista Ad Nova Insanidade (ANI): Olá Leonardo, dentro do contexto de nosso bate papo, motociclismo, moto-clube, gostaríamos que você falasse um pouco sobre quem é você?
Leonardo (LEO) : Olá Kris, boa tarde, Eu sou Leonardo, sou conhecido como Leo, tenho 32 anos , sou empresário e Presidente do Moto Clube Sem Destino.

(ANI): A quanto tempo você é presidente do MC Sem Destino?
(LEO): Fui eleito no dia 15 de maio de 2011
(ANI): Como surgiu o MC Sem destino?
(LEO): O Sem Destino existe a mais de 30 anos como o grupo de motociclistas Sem Destino e em 15 de novembro de 1999 foi fundado oficialmente o Sem Destino Moto Amigos, e 10 anos depois em 15 de novembro de 2009 foi realizada uma mudança em nosso estatuto e foi constituído o MC Sem Destino.
(ANI): E quantos integrantes vocês possuem?
(LEO): Atualmente somos em 71 integrantes.


(ANI):Você já participou de algum outro MC antes do Sem Destino? Qual?
(LEO): Não, tive diversos convites de outros clubes antes do Sem Destino, mas só decidi fazer parte quando encontrei um clube que me identificasse melhor.
(ANI): O MC SD tem uma média de KM pra rodar? Vocês possuem regras para seus integrantes? Quais?
(LEO): O foco principal do nosso MC é estrada, é rodar e SIM, possuímos regras sim, e para saber delas é preciso fazer parte do MC Sem Destino, porém alguns procedimentos que adotamos são o respeito entre os nossos integrantes e o respeito com outros moto-clubes.
(ANI):O que é preciso para ser um integrante do MC SD?
(LEO): Possuir uma moto ou triciclo,  ser indicado por algum integrante de colete fechado e passar por algumas provações (rsrsrsrsss) para merecer usar o colete do clube.

(ANI): Você poderia citar algumas destas provações?

(LEO):Cada pessoa é uma pessoa diferente, mas de modo geral, a pessoa deve rodar com a galera, rodar com o moto-clube,  para conhecermos melhor com quem estamos tratando. Será que vale a pena ter um integrante qualquer no clube só pra fazer número? Não!!!, então tem que ser parceiro!

(ANI): Atualmente como é a relação do MC SD com os demais MC pelas estradas afora? Vocês tem bom relacionamento com todos MC?
(LEO): Como disse anteriormente, focamos o respeito com outros clubes, respeitamos para ser respeitados, e não tem como agradar a todos, mas temos um bom relacionamento com a grande maioria dos clubes.
(ANI):Afinal, O que é um MC pra você? Isto de modo geral.
(LEO): MC é um grupo de motociclistas organizados que seguem um estatuto, visam a fraternidade entre todos, viagens e trabalhos sociais.
(ANI): Qual a sua opinião sobre o movimento dos "MC" no Brasil atualmente.
(LEO): Um crescimento desordenado, estão surgindo diversos grupos que se intitulam MC, porem sem nenhuma regra ou procedimentos, enquanto os MCs sérios seguem um estatuto com regras, são devidamente registrado, outros inventam um nome, colocam no colete e escrevem MC, sem antes sequer pesquisar como se funda um moto clube...rsrssss. Mas deixe eu parar de falar.
(ANI): Você gostaria de deixar algum recado, dica ou uma mensagem aos irmão motociclistas?
(LEO): Sim, tem uma frase nossa (SD) que muitos usam por aí: Motos não matam pessoas, pessoas matam pessoas ( todos direitos reservados sobre a frase)!

 

""Motos não matam pessoas, pessoas matam pessoas"""

—————

Voltar